ÁREA CIENTÍFICA

Área Científica

O Dr. Marco Aurélio Gamborgi é autor ou co-autor de importantes pesquisas, redação de artigos científicos, entre outros trabalhos em cirurgia plástica. Aqui, você encontra parte dessa produção, cujo conteúdo estamos atualizando. 

Tratamento do Nariz Fissurado Secundário ou Tardio
Resumo: O tratamento do nariz fissurado é tido como um grande desafio para os cirurgiões. Além da discussão sobre o momento ideal para correção da deformidade, o ponto mais importante paira sobre suas implicações no desenvolvimento da criança. O presente estudo relata as técnicas usadas na rotina do serviço no tratamento do nariz fissurado secundário ou tardio frente à diversidade das apresentações.
Autores: Dr. Marco Aurélio Gamborbi, Dra. Luciana Gondek
Clique aqui para ler a íntegra do trabalho
 
Tratamento primário do nariz fissurado bilateral: uma nova abordagem técnica
Resumo: O trabalho demonstra que a melhor conduta para evitar o tratamento da sequela nasal do fissurado bilateral seja a intervenção cirúrgica precoce, com reposicionamento das cartilagens alares no mesmo tempo do reparo labial.
Autores: Dr. Marco Aurélio Gamborgi; Dra. Maria Cecília Closs Ono.
Clique aqui para ler mais detalhes sobre o trabalho
 
Rinoseptoplastia aberta para tratamento de deformidade nasal na fissura unilateral
Resumo: O trabalho tem por finalidade apresentar a experiência na correção da deformidade nasal em fissurados labiais unilaterais com rinoseptoplastia aberta tardia em 69 pacientes e os resultados estético e funcional
Autores: Gamborgi, M. A. L.; Pace, D. T; Gaia, S; Mari, V. P; Pereira, R. G; Rogenski, C. C.
Clique aqui para ver o resumo do trabalho